Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento,
Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo
 
Programação
Contato
Telefone:
27 3434-4050

Telefone Instituto Fenacon (Certificação Digital) :
27 3019-4055

Endereço:
Av Marechal Mascarenhas de Moraes, 99, Ed. Esplanada Beira Mar, Térreo, Centro, Vitória - ES
CEP 29010-330
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO AS EMPRESAS ASSOCIADAS E REPRESENTADAS - Aditivo CCT 2016/2018
25-Ago-2017

Considerando o disposto na Cláusula Terceira, Parágrafo Sexto; e Cláusula Nona, Parágrafo Quarto, ambos da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018, o SESCON-ES vem esclarecer as empresas associadas e representadas, alguns pontos importantes que estão impactando a conclusão da negociação coletiva em andamento.

O SESCON-ES através de sua Comissão de Negociação, no mês de Julho de 2017,  iniciou diálogo com o SINDICES e vem envidando esforços para fechar o Aditivo à CCT 2016/2018 com o o percentual de reajuste a ser aplicado neste mês de agosto/2017.

O cenário em que esta negociação se dá, registra inflação acumulada nos últimos 12 meses, com base no IGP-M/FGV, negativa em -1,66%, sendo este índice a principal referência nos reajustes de contratos dos empresários contábeis com seus clientes. Ressalte-se que as estatísticas de demissões nestes dois últimos anos nas empresas de contabilidade foram notórias, motivadas, principalmente, pelo fechamento de empresas e solicitações de reduções de honorários por parte dos clientes. Além disso, passamos por um crítico momento na economia do País, fato este de pleno conhecimento, exigindo reflexão e prudência.

Logo, a importante ação neste momento é de manter a empregabilidade dos colaboradores e envidar esforços para que a economia melhore e possamos voltar a criar novos postos de trabalho.

Com este panorama, cumpre atentar, ainda, que o impacto do reajuste salarial no custo do empregador deve sempre considerar os seus reflexos nos encargos em geral (13º, férias, INSS, FGTS, etc. em torno de 80%), ou seja: um reajuste, por exemplo, de 2,5% em um salário de 1.200,00 + tickets, irá corresponder ao custo final de 5,22%.

De qualquer forma a negociação com prudência não pode ser taxada de intransigência, motivo porque, recorre-se a mediação no Ministério do Trabalho para que se busque adotar a justa medida do possível.

Dolores de Fatima Moraes Zamperlini  
Presidente do SESCON/ES